21 dias para mudança de hábitos

08/05/2017

Há muito que leio sobre a tal Teoria dos 21 dias. Em tese, seria possível criar novos hábitos e conquistar grandes mudanças com esta técnica.

Segundo o tio Google, o médico Maxwell Maltz foi um cirurgião plástico famoso na década de 60. Ele observou que seus pacientes levavam em média 21 dias para notar efetivamente as mudanças promovidas por suas cirurgias. O pensamento positivo dos pacientes durante a recuperação (que imaginavam o resultado final e entusiasmavam-se mais e mais a cada dia) fazia toda diferença no processo. O Dr. Maxwell registrou sua teoria no livro Psico-cibernética, que é considerado um dos primeiros livros de autoajuda do mundo.

Em definição, hábito é uma prática frequente, um costume, um uso. Os hábitos influenciam diretamente a nossa vida, uma vez que definem a nossa rotina: quem somos e o que fazemos. Pela teoria do Dr. Maxwell, para promover uma mudança, precisamos repetir o desejo durante 21 dias consecutivos - transformando o desejo em um novo hábito. São 21 dias para a transformar, sair do piloto automático. 21 dias para abandonar um hábito ruim ou ainda adquirir um novo, mais benéfico para o corpo ou a mente, por exemplo. 21 dias de disciplina onde você (e apenas você!) é o protagonista, o agente transformador. Faz a gente pensar, não é mesmo?

Acho que todos temos aquele ponto em que se pode melhorar, ou aquele hábito que desejamos iniciar em nossa vida. Tenho vários amigos que brincam, por exemplo, com aquelas pessoas que acordam cedo para malhar, para correr: "Queria eu", eles falam (e eu também, diga-se de passagem)! Então, por que não?

Acordei com isso na cabeça! Eu já havia dito aqui que falta muito para ser quem eu sempre quis e que havia chegado a hora de rever alguns conceitos e atitudes. Então, bora lá botar para rodar este desafio! Vou postar no insta o acompanhamento desta jornada.

A lista de mudanças é grande, mas vi em minha pesquisa que o ideal é realmente começar aos poucos, para diminuir as chances de desistência. Resolvi então, adotar quatro mudanças iniciais, para estes primeiros 21 dias:

  • Atividade Física: PRE-CI-SO, imediatamente. Tipo, muito. Moro no segundo andar e subir as escadas é uma mini tortura diária. Chega! A partir de hoje, preciso acrescentar atividades ao meu dia: caminhadas, yoga, corrida...
  • Leitura: Eu sempre fui conhecida como a ratinha de biblioteca, sempre amei leituras diversas, sempre pedia livros de presente... A vida adulta chegou, cheia de atribulações, perrengues... E quando eu chego em casa, só quero não pensar: botar qualquer coisa na Netflix e esquecer da vida. Não preciso listar aqui os benefícios da leitura, né? Neste caso, assim como o primeiro desafio, trata-se de resgatar um hábito antigo que foi abandonado com o passar do tempo. Pelo menos 1 capítulo por dia!
  • Meditação: Eu simplesmente não consigo meditar. Eu não relaxo, não me concentro. Fecho os olhos e mente não para. Sou extremamente ansiosa (o que desencadeia uma série de problemas) e isso tem me feito muito mal. É um desejo antigo, mas que sempre foi deixado para depois. Não mais.
  • Doce, o meu arqui-inimigo: Para não cair em total descrédito eu não vou nem contar quantas vezes me prometi parar com o doce na minha vida e não consegui. Gente, para uma pessoa ansiosa, não existe calmante melhor. rsrs É um problema sério, interligado a outros e que desencadeia e mais outros tantos. Aliado a isso, tenho medo de que acabe com problema real de saúde por conta disso. 21 dias contra o açúcar!

Estou confiante que pode dar certo! Vejo que muitas pessoas utilizam as redes sociais a seu favor, como uma espécie de "vigia" para acompanhar a evolução.

Espero, sinceramente, que no dia 29 de maio eu possa fazer uma postagem vitoriosa, compartilhando aqui e no Insta que consegui mudar alguns hábitos na minha vida!

E você? Vai tentar também? 

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora